06 fevereiro 2013

Goleada contra o limitado São José não omite deficiências do Grêmio

Vou começar pelo óbvio:
Fazia tempo, muito tempo, que eu não via um lateral direito jogar com a vontade, a disposição e a qualidade do Pará no jogo de hoje. Dirão que foi contra o São José, mas em outras oportunidades, nem contra nulidades ele conseuia fazer o óbvio.
Outro aspecto positivo: Alex Telles me parece já mais a vontade. Deu a impressão de ter cansado depois dos 30 do segundo tempo, mas pode ter sido pela maior vulnerabilidade do lado esquerdo depois da saída do Zé Roberto.
Werley consegue ser atrapalhado o tempo todo. Alguém consegue explicar este fenômeno?
E o que foi aquela coisa de ver o Morto Antonio o tempo todo no jogo sem produzir nada - quer em termos defensivos ou ofensivos?
O lance mais bisonho foi, sem dúvida, aquela pifada em bola do William José. No meu tempo de Ouro Verde, da Linha Brasil, atacante que perdesse um gol daqueles não teria direito ao pão com linguiça no fim do jogo...
O Mamute, que quase perdeu o gol, teve uma entrega em campo que chegou a ser comovente... Teve hora em que ele estava na lateral esquerda, ajudando ao Alex Telles e, se não estou enganado, foi dele a enfiada de bola para o Pará num dos gols...
Por fim... Bertoglio...
Depois de 9 meses longe dos campos e o argentino desgraçado mostra logo de cara porque o torcedor gremista gosta tanto dele: pegou a bola e foi pra dentro da defesa do Zéquinha. Foi um lance de qualidade, coragem (para quem está voltando de tantas lesões) e principalmente de técnica no drible, condução da bola e na finalização.
Apenas para deixar bem claro: o Grêmio precisa de reforços - mas estes não podem ser do bolso do treinador e nem podem ser escalados na base do carteiraço.
---
A noite foi tão surreal que até o Leandro hoje resolveu jogar...

35 comentários:

  1. Olha, eu vou dizer o seguinte: levando em consideração que o outro time de Porto Alegre, os sem estádio, arrancou um empate heroico contra o Noia na estreia dos titulares no ruralito e saíram até dando letrinha após a sofrida vitória contra o time júnior do Grêmio, estou satisfeito com o desempenho dos titulares hoje.

    ResponderExcluir
  2. Dizem as más línguas que jogadores com excesso de lesões (leia-se Fábio Aurélio e Bertoglio) não são da preferencia da direção e serão descartados tão logo possível, principalmente daí a questão de contratar outro atacante de velocidade - Welliton. Daí fica a questão, deve-se ou não apostar na recuperação e regularidade o argentino?
    Já havia postado no tópico anterior, alguém sabe se o Mateus que foi da categoria de base para o Botafogo é o Biteco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E só pra não deixar passar, poupou até o Pará, tá de sangue doce ein Alfredo, rs.

      Excluir
    2. Mas como não reconhecer que hoje ele jogou como faz muito tempo que ninguém joga na lateral direita do Grêmio? Eu sou um cara justo...

      Excluir
  3. Então vou dizer, Alfredo: não devemos nos esquecer que o jogo foi contra o São José. Sim, estava 100%, não tinha tomado gol ainda, melhor campanha, blablabla: ainda assim, era o simpático Zequinha.

    Feitas as devidas ressalvas, eu também gostei de hoje, salvo as exceções de sempre: Werley e, principalmente pra mim, Marco Antônio. Incrível como não sai NADA daquele corpo... Não constroi, não destroi, não faz falta. Deu um chutinho a gol e uns passes burocráticos- alguns errados - e era isso. Me lembra o Itaqui, com a diferença que este corria muito mais. Alguém por acaso tem o celular do diretor de futebol de Portuguesa pra passar pro Rui Costa?

    ResponderExcluir
  4. Eu fiz a menção, instantes depois do terceiro gol. Depois disso, o Pará parece que tomou jeito pela coisa e parece que gostou. Deve estar no vestiário, até agora, perguntando: "Mas por que nunca me disseram que era tão bom jogar de LATERAL?"
    Se fosse isso em TODOS OS JOGOS, eu era fã de carteirinha e defendia contra tudo e contra todos.

    -x-x-x-x-

    Esse William José, será que não dá para trocar por um rolo de barbante? Já seria alguma serventia.
    Eu sei que dizem que cortaram os subsídios para a torcida (leia-se Geral), mas um rolo de barbante para amarrar os trapos não faria mal, ou faria?

    -x-x-x-x-

    Alex Telles: reconheço as (ainda) limitações, mas dou o desconto porque é um guri, e ainda por cima vindo do Juventude. A camisa deve estar pesando um pouco, sim!
    O que vale é que TENTA ser lateral, o que já é um avanço gigantesco. Até dois jogos atrás, NINGUÉM tentava ser lateral no Grêmio.
    E abriu o time! Isso é o mais importante! Abriu o time! Hoje eu vi o Grêmio usando TODO o campo no sistema ofensivo!
    Meu receio é que acabe queimado pelo Pofexô, com a desculpa de ser inexperiente quando, na verdade, deve estar pensando, depois do jogo de hoje, que o guri vá ser má influência e acabar "estragando" o Pará...

    -x-x-x-x-

    Mamute: sem racismo, é o negativo do André Lima!
    Só que eu continuo defendendo: Mamute e André Lima não passaram a ser solução, não! Mas, em um time que tem o William José...

    -x-x-x-x-

    Por fim, Bertoglio. Olha, cara, sinceramente: quanto mais desisto desse desgraçado, mais ele entra e, do nada, mostra que tem estrela.
    Não sei se vale a pena dispensar um camarada desses.
    Sinceramente, não sei...

    -x-x-x-x-

    Werley: procurando evitar algumas críticas que tenho sofrido, principalmente do Paulo Juliano, não comentarei mais sobre jogadores que não atuaram. O mesmo vale para o Morto Antônio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta sua solução para não se estressar com o Paulo Juliano, e o Guilherme, que são defensores do Uérly, é salomônica...

      Excluir
    2. Guto...
      a noite foi tão estranha que até o Linhandro hoje não decepcionou...

      Excluir
    3. Olha, zagueiro pra mim não tem que aparecer mesmo. Vejo isso como bom sinal.

      E não me considero um defensor do Werley, apesar de achar ele um jogador razoável, que pode evoluir. Só que entre um ruim e um muito ruim, fico com o primeiro. Até porque o ruim, queiram ou não, fez um bom campeonato em 2012. Mas quando pegamos no pé de alguém, não adianta... Até o Mauro Galvão não serve.

      Excluir
    4. Engano teu, Guilherme. Eu não canso de contar que em 15 de dezembro de 1996, eu estava no Olímpico, e o Adílson estava suspenso. A discussão era: Luciano ou Maurou Galvão.
      Lá pelas tantas, como eu estava ligado no radinho, um cara vira para mim e pergunta quem ia jogar. Respondi que não haviam anunciado, ao que ele perguntou: "E tu? O que achas?"
      E eu respondi, com a maior cara de pau: "Final de Brasileiro? Precisando ganhar? Em casa? Bota o Luciano, que ao menos é gremista".
      Até hoje não posso ingerir alimentos muito quentes no lado direito da língua... E sempre cito o Galvão entre os maiores zagueiros que já vi (e olha que eu vi zagueiro BOM, meu!).
      Então, até os bons erram? Corretíssimo. O que difere os bons dos ruins é a cotidianidade da coisa...

      Excluir
    5. Guto,
      Como disse em outro post, usei o exemplo do Mauro Galvão somente para mostrar que até os (muito) bons erram. E também que muitas vezes "pegamos no pé" de alguém, daí só vemos defeito. É óbvio que não há comparação técnica entre ele e o Werley.

      O Werley tem seus defeitos de posicionamento e bola aérea defensiva (entre outros), mas também não é esse horror todo. Do lado de um zagueiro bom, pode fazer uma boa zaga. Foi assim ano passado, sendo que o G. Silva também não era essa maravilha toda na zaga.

      E não concordo com a teoria de que a zaga só foi bem (em 2012) porque os volantes abdicaram do jogo. O problema do Grêmio foi outro, pois posse de bola sempre tivemos, faltava definição (e velocidade) do meio pra frente (criar chances). E isto não é função dos volantes, ao menos não a função básica.

      Resumindo a minha opinião, acho que as críticas tem que ser feitas quando o jogador de fato erra. Quando não erra, não temos que achar falhas. Porque se for assim, NENHUM jogador vai ter uma partida decente. Respeito quem não gosta do Werley (ou do Pará, ou qualquer outro!), mas acho que futebol não se faz com 11 craques dentro de campo. É melhor ter 11 jogadores regulares, do que 1 craque, 9 regulares e 2 que comprometem.

      Excluir
    6. Gente, mas se concordarmos sempre daí o blog vira uma convenção de escotismo não é? Eu já disse - e o Alfredo é prova - de que acho o Werley insuficiente e digo isso a tanto tempo no blog do M.M. que já fui até tachado de papagaio do Guto. O problema é que o Werley é insuficiente, mas o que tem aí consegue ser pior do que ele! Então numa coisa fechamos, precisamos, sim, de zagueiro para a libertadores! Estou crente que ele virá, apesar de já ouvir gente que conhece os bastidores dizer que a aposta é o Saimon, bom, mas de qualquer forma o Werley acaba na reserva...
      O Leandro, se fosse decisão minha, era emprestado e deixa o moleque mostrar seu valor (ou não)
      Queria ver o Viçosa no Grupo, acho que tem mais habilidade que Jose e Dé Lima, mas ainda peca muito nos fundamentos (algo que se pode ensinar)
      No mais, de forma resumida, acho que essa da contratação do Welliton é uma resposta ao flamengo na atravessada do Vargas, coisa que o Koff já fez com o inter quando do caso paixão, coordenador da base, e eu gosto de ir a forra e isso mostra que o Grêmio não é mulher de malandro que qualquer um passa a mão, da próxima vez pode-se até odiar, mas vão manter respeito pelo velho...

      Excluir
    7. Guto, antes daquela partida o Galvão não tinha feito nenhuma boa atuação desde sua contratação. Eu também disse pra um primo, "acho que esse colorado vai entregar". Pelo menos duas línguas queimadas nesse dia. Baita partida do cara.

      Excluir
  5. Bela partida do Pará. Quem sabe com um pouco mais de liberdade (e treinamento de alguns fundamentos) não engrena lá na frente.

    Discordo das críticas ao W. José. Errou gol? Errou. Foi ridículo? Foi... Mas é do jogo, o Jonas (sem querer comparar a qualidade) já fez pior. Acho o W. josé MUITO melhor que o André Lima. Tem mais qualidades com a bola no pé, sendo que briga igual. Acho que mais alguns jogos as coisas começarão a dar certo, não dá pra queimar o cara em meia dúzia de jogos.

    A propósito, acho que vale frisar, principalmente para os críticos do Luxemburgo, a reação do Bertoglio após o gol. Foi correndo agradecer o treinador. E repetiu o agradecimento na saída do campo... E não me venham dizer que é outro dos bruxos dele, porque daí não dá..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o bertoglio não se machucar em 6 meses me cala a boca, que baita jogada. E se recuperar e jogar bola, é culpa do luxa, nunca vingou no gremio.

      Tb acho quw o Waldick Soriano pode render, so precisa entender que Gremio não é São Paulo e ele precisa brigar pelas bolas, senão vai acabar como o Moreno, que parece que vai ser emprestado para o Flamengo.

      Pará jogou o melhor jogo dele pelo Grêmio, tomara que seja a fase e que ela siga até o final do ano.

      Medo de ter o uérli no elenco.

      Excluir
    2. Que fique claro: a ÚNICA coisa que não estou considerando para criticá-lo é o gol perdido. Eu vi o Jonas errar TRÊS no mesmo lance.
      É que o cara joga muito mal, mesmo. Ruim como chupar limão com sal. Se é ele, deixa o Mamute e o Limão que está tudo certo...

      Excluir
    3. Não achei ele, no geral, tão mal. Tem um bom domínio de bola e faz o giro muito bem. Falta acertar o chute.

      Excluir
    4. Moreno emprestado pro Flamengo? Sem compensação financeira? Vem um meia ou zagueiro na troca?(O Ibson não é armador) , mas dai também é demais ne...

      Excluir
    5. O Ibson é tão capaz de armar quanto o Elano, mas eu não investiria nele agora. Houve um tempo em que eu defendia que era o cara que acertaria o meio do Grêmio.

      Excluir
  6. Pois amigos, independente de ser o São José, há coisas boas: Pará,Zé Roberto, Souza e Elano confirmando,Mamute, mesmo quase perdendo o gol, fez sua melhor participação. Bertoglio também voltou bem e olha que teve pouco tempo.
    Outro assunto: A contratação do Adriano, evidentemente é em função da janela de agosto; Fernando é nossa moeda de troca ou troco.
    A vinda do Welli(ng)ton é para suprir a ausência do Dé Lima. Além disso, Kléber e Marcelo Moreno não estão rezando pela cartilha do profissionalismo; aí ou dão ou descem, porque jogador da "naite" só é aceito se desequilibrar em campo, tipo Renato Portaluppi, fora disso tem que enquadrar, senão os demais desanimam. Faltam o grande zagueiro e um meia para alternar com o Zé e o Elano.Estamos no caminho certo.
    E o Coirmão, hein? Dançou no Vale. bruxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tão dizendo por ai que essa "lesão" do Lucas é uma forma de forçar a renovação do contrato, que vence agora no meio do ano. Dizem que tá complicado, e que pode se repetir o caso Matione, daí é f... porque, com sinceridade, esse Yuri tem todas as características de Centro Avante, é grande, forte, brigador, rápido, só não sabe jogar bola...

      Excluir
    2. Paulo,
      Eu comentei isso lá no MM. Mas é mais um "chute" meu, pois não ouvi nenhum boato confiável sobre o assunto (só sei que ele estaria lesionado).

      De qualquer forma é o que eu faria, se fosse dirigente. Não quer renovar? Bom, vai voltar a treinar com o sub-20.

      Excluir
  7. Costumo só ver jogos do Inter contra o Grêmio. Do contrário, não perco meu tempo olhando pornografia.
    Mas pelo que acompanhei no twitter e FC, os próprios colorados consideraram o resultado uma ofensa... ao Lajeadense, que deveria ter ganho por mais.
    Dizem que Dunga poupou os titulares dele como uma espécie de prêmio pela vitória sobre a baba da baba do Grêmio em Erechim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouvi o fim do jogo na Gaucha. A indignação dos meus conterrâneos foi espetacular.

      Excluir
    2. Foi a pedido do Paulo Paixão. Quer mais tempo para a recuperação física ods jogadores.

      Excluir
  8. Segundo o Koff vem mais um.
    Ai fiquei confuso, porque tinha a historia do Coates liberado, mas nada mais foi falado, lateral esquerdo não se comenta mais e tem o Marquinho.

    Desses, o essencial é o lateral esquerdo ou o zagueiro. Um dos dois supre o furo da inexperiência ou ruindade do outro.

    Se vier só o Marquinho, vamos ficar com essa capenguice lá atrás, aí é esperar o F.Aurélio dar as caras e jogar e torcer pro Uérli quebrar a perna, o Saimon ou Bressan darem conta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim o principal é o meia de velocidade.

      Lateral esquerdo está impossível de acharem, pelo visto.

      Para zagueiro ja desisti do tal do "xerife" (e acho que o Cris até pode dar conta desta responsabilidade). Acho que se vier um jovem experiente (25 anos por aí) já é uma boa. Alguém comentou ontem, talvez o Émerson do Coritiba seja este jogador.

      Mas ao contrário de muitos, a gestão Koff está superando, positivamente, a minha expectativa. Idem para o Rui Costa. Pouco discurso e muita ação (e muitas coisa que nem ficamos sabendo nos bastidores...).

      Excluir
    2. Vide as contratações do Adriano e Welliton. Num dia eu nem sabia da cogitação, no outro tava fechado e com data marcada para apresentação.

      Excluir
  9. Srs, olá a todos! Peço licença para deixar meus pitacos por aqui.

    Penso que as melancias estão se ajeitando na carroça. Sem o ataque titular (que hoje, para mim, seriam Vargas e Welliton), os meias funcionaram, Pará (acho raçudo pra caramba) jogou o fino da bola e o restante do time, exceto MortoAntônio e Uéééérlei, jogou bem.

    Sim é ruralito, mas o Grêmio fez o que deve fazer contra o melhorzinho do interior. Goleou e não deixou dúvidas sobre a sua superioridade.

    Esperamos então os dois próximos reforços (Marquinho e um lateral esquerdo) que não sei se vão jogar a fase de grupos. Acho que passamos com tranquilidade dessa fase.

    A propósito, ouço de muitas pessoas influentes e bem-intencionadas sobre o Rui suceder Koff. É uma ideia a se maturar, acho que seria uma boa para renovar o clube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, salve Mestre Jonas! rs.
      Zagueiro então não vem mais? É o ano do Saimon?
      Sobre essa do Rui, gostei!

      Excluir
    2. Por partes...

      Vou Responder o Guilherme junto aqui.

      Acho que o Zagueirão pra tomar conta da defesa nao precisa, mas um bom zagueiro mais experiente (de uns 25) resolveria.

      Agora o Jonas confirma meu medo, o cara não vem.

      É Uérli. Vamos rezar pra quebrar a perna.

      Lateral esquerdo pelo jeito tem alguem na manga.

      E o meio é muito importante, só que o Marquinho não é 10.


      Quanto ao Rui Costa, tem boa cabeça,ta trabalhando direitinho mas precisa de titulos.

      Excluir
    3. Jonas,
      Mas como o Rui se afastou do Conselho (para poder ser diretor remunerado) esta candidatura é viável? Há alguma possibilidade com base no Estatuto?

      Excluir
    4. O Rui suceder o Koff é uma bobagem, e sinal de que as coisas não estão andando como deveriam. O cargo dele deveria ser ocupado por um ESPECIALISTA, por isso é remunerado. Se esse cara (no caso ele) for bem, o esforço deveria ser por mantê-lo no cargo. Se estão cogitando realmente colocá-lo num cargo político é claro sinal de que tudo é só pra inglês ver e tudo continua como antes de antigamente.
      Sobr eo lateral esquerdo, começou a ventilar o nome de Juan, ex-Santos, São Paulo e Flamengo. É bom jogador, mas meio chinelinho. Pode virar outro Gabriel.

      Excluir
  10. Já que aqui temos fortes críticos do Luxemburgo, alguns "apavorados" que ele manda no clube, acho que vale reproduzir parte do que ele disse ontem:

    "Tudo que está sendo feito no Grêmio está sendo discutido. Nenhuma coisa que acontece aqui é do Luxemburgo, é do Grêmio. E o Luxemburgo faz parte disso. A decisão de jogarmos o Gre-Nal com o time B foi tomado há umas três semanas. Sentamos para negociar. Alguma coisa tem que ser sacrificada. Foi o Gaúcho, que poderíamos recuperar depois. Queríamos voltar de Quito com chance de classificação (na Libertadores)."

    ResponderExcluir