25 fevereiro 2013

Planejamento? Ou andança ao sabor dos ventos?

 Ontem a entrevista do Luxemburgo sinalizou que com a tal extra-pré-temporada que estão fazendo vão poder colocar o time titular nas duas competições nesse returno. Ora, se fizerem isso vão passar recibo de incompetência. Porque ele mesmo afirmou que as finais do returno vão coincidir com a oitava de final da LA. Que se coloque os titulares em duas ou três partidas em casa porque não há outra alternativa (não há muitos times prontos à disposição para jogarem amistosos) e depois tasca os juvenis lá. O que não pode é empreender esforço inútil pra classificar às fases finais numa competição que claramente vai ser deixada de lado mais adiante. Em resumo, SOU CONTRA classificar pras finais do returno pra perder outro GreNal.
 Minha posição era de que deviam ter jogado com os titulares ontem. Não pra classificar, não pra ganhar essa competição, mas pra TIRAR os colorados dela. Há anos que escuto que é "pequenez" nos preocuparmos com o rival, que o Grêmio tem que olhar só pra si. Pois eu digo que é com esse pensamento que estamos estagnados há quinze anos. O que é que tem de bom no Grêmio que justifique olhar somente pra si mesmo? Esse filme eu já vi passar, tremenda sensação de déjà-vu. Em 2008, escalamos reservas pra enfrentar um Inter totalmente sem preparo físico na primeira rodada da sulamericana com a desculpa que estávamos disputando o título do brasileiro e não poderíamos comprometer a preparação numa competição que era secundária. A razão mandava ir com o time titular, eliminar o rival e DEPOIS escalar reservas nas fases subsequentes. Prevalaceu a decisão da comissão técnica. O resultado se viu, durou uma semana de flauta, porque, como agora, "botaram os bofes pra fora pra empatar com nossos reservas", em compensação eles seguiram adiante e ganharam a competição sulamericana, o que ajudou a pagar o investimento milionário feito no Nilmar. Essa refirmação entre "os grandes" da América do Sul fez com que houvesse uma estruturas ainda suficiente pra ganharem de novo a LA em 2010. Do nosso lado, um mês de jogo somente uma vez por semana, "poupança" dos titulares, e carga adicional de treinamento resultou em dois (eu disse DOIS) pontos ganhos nos quinze disputados na sequência, os últimos três perdidos numa derrota vexatória de 4x1 num GreNal.
 Estamos repetindo o erro novamente. O adversário penando com quase um ano sem jogos na sua casa por culpa de um planejamento desastroso, e estamos dando de presente o único título que eles podem ganhar nessa temporada. Isso significa sócios pagando em dia ao invés de desistir porque  tem que ir a Caxias ver um time que nem chegou à final da competição. Estamos mais uma vez consertando o erro de planejamento deles ao invés de tirarmos proveito disso.

25 comentários:

  1. Me parece, JOnas, que o Grêmio não tem planejamento. Só isso. Amadorismo puro.
    O Ruralito deve ser jogado APENAS pela baba e pelos jogadores do sub-alguma coisa. Nada além disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que houve um planejamento. O que não há é flexibilização. E isso fode com qualquer planejamento.

      Excluir
    2. Jonas, todo e qualquer planejamento trabalha com cenários - os chamados planos "b", "c" e assim por diante.
      O que eu questiono é o amadorismo na hora de administrar estas questões.
      Nada mais perverso do que a sensação de indefinição - porque isto gera a percepção (que pdoe ser equivocada) de que as pessoas não agem de acordo com um projeto, mas reagem segundo as demandas momentâneas e circunstanciais.
      No caso do Gauchão, por exemplo, o Grêmio - e não é Madamme Luxá ou a puta que os pariu - deve definir a sua posição. E quem deve defendê-la é apenas o Grêmio, não o treinador.
      Estas questões políticas NÃO podem ser da alçada do treinador ou do raio que os parta.
      E se Madamme Luxá quiser falar, o Grêmio tem que mandar ele acalar a boca e seguir e respeitar a hierarquia do clube, da instituição.
      O resto é amadorismo ou uma coisa burlesca, uma ópera bufa.

      Excluir
  2. Por ser mais adequado ao debate, repito aqui o que escrevi no outro tópico:

    Se a Direção do Grêmio, em conjunto com seu treinador, DECIDIU que o Gauchão não interessa e que será disputado com o time B, DEIXEM O ROGER TREINANDO esse time e mantenham o Luxemburgo, sob rédea curtíssima, cuidando do time principal na Libertadores.

    Assim teremos 2 times entrosados e adequados ao nível de interesse em cada competição. Roger, por não ser comprometido com os bruxos de Luxa, não teria escalado Marco Antonio, Welliton e Adriano, por exemplo. Teríamos, desde início, Guilherme Biteco, Misael e Bertoglio em campo. Alguém duvida que o desempenho do time seria melhor?

    Enfim, afastem o Luxa do Gauchão e deixem a tarefa para o Roger e o "Time dos Bitecos". Se bobear, é capaz de ser campeão.

    ResponderExcluir
  3. Cara, duas coisas:

    1. o planejamento era exatamente esse (perder o jogo de pouco). NÃO PASSA pela cabeça do Koff perder esta LA (e o Brasileiro). Ele quer os dois e vai de juniores na gauchão se precisar disso.

    2. se incomodar em ver o inter ganhar gauchão, e ver problemas no planejamento? Pior é ficar sem André Santos ou Barcos por uma jogo de merda;

    3. Não é melhor deixar o inter se enganar e pegar um brasileiro com esse timinho e terminar em 12o?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Inter vai jogar o brasileiro pra não cair. Tu acha realmente que passa na cabeça de algum dirigente de lá ganhar o brasileiro sem estádio? O planejamento deles, e tu não vai ver ninguém admitir isso publicamente, é tentar ganhar o Gauchão e a Copa do Brasil. Porque com esse time DÁ pra ganhar o Gauchão e DÁ pra passar pelas primeiras fases da Copa do Brasil pra quem sabe tentar jogar a finaleira com o BR reaberto no fim do ano e mais algum reforço de ocasião...
      Eles fizeram um planejamento modesto pra um ano em que estão com sérias restrições de orçamento/logística, e com a nossa omissão, podem acabar se dando bem nessa.

      Excluir
    2. Assim também não dá, Jonas K! É muito amadorismo! Te liga!!
      Se são "duas coisas", não escreve três!
      Hehehe

      *Só para descontrair um pouco afinal, esse tópico promete.

      Excluir
  4. O fato é que o calendário vai possibilitar que o Grêmio faça boa campanha na fase de grupos do Gauchão e classifique em primeiro. Acho que esse é o objetivo agora.

    Isto se confirmando, la na frente irão ver qual a melhor alternativa para as quartas de final. Porque a tendência agora é que o Inter e o Grêmio se classifiquem em primeiro, sendo que o jogo a valer (Grenal) seria somente na final do returno.

    Resumindo, o Gauchão vai servir para dar ritmo ao time titular na ausência da LA e se tudo der certo, lá na frente, os reservas ficarão com a missão de confirmar a ida até a final, se o calendário não possibilitar que os titulares joguem. Não vejo erro de planejamento nisto.

    ResponderExcluir
  5. O erro de planejamento é classificar e jogar outro GreNal com reservas. Porque é o que vai acontecer, a não ser que caia fora da Libertadores.

    ResponderExcluir
  6. Deixa o Gauchão, esquece ele.

    O atual gauchão é a copa Noveletto/RBS. Aquele gauchão antigo acabou. O Campeonato nao merece ser disputado arriscando a integridade física dos custosos financiamentos do clube.

    Se der, quem sabe (2 condicionantes), vale a pena colocar os titulares nos Grenais decisivos.

    Se não der ou não valer a pena, não colocaremos e eles serão campeões gaúchos, ou o juventude será, o caxias, o zequinha ou sei lá quem.

    Temos esse ano Libertadores, Copa do Brasil, Brasileiro e talvez Sulamericana, se tudo der certo Mundial.

    Chegando um zagueiro como o ARIH falou e um 10, o Fabio Zoréio recuperando, nosso elenco é top 3 do Brasil e top 5 da América do Sul.

    Tem a tal história do Kaká, eu não descarto, do Koff não duvido nada, ainda mais com Adidas metida no meio. Meio do ano entra dinheiro de verdade e esse clube vai ao céu.

    Tudo isso depende de uma condicionante fundamental e basilar, que esses jogadores estejam bem fisicamente, que essas contratações estejam inteiras, que possam correr no brasileiro, na copa do brasil em toda a libertadores, na sulamericana.

    Brasileiro de 2012, começo/meio/fim o que faltou? Ataque, certo?

    Concordemos que a zaga não foi mal e o meio com a chegada do zé e elano foi bem. O problema foram os gols.

    O motivo era em tese o ataque titular (kleber/moreno)?

    Em tese não. Em tese eles jogariam bem, até jogaram no começo do ano junto e deu certo, porém o Kleber se quebrou, onde mesmo??? E ficou o ano inteiro quebrado. Foi voltar no emio pro fim do brasileiro e baleado.

    E assim foi um tal de quebra um, arruma o outro, quebra outro, improvisa um. Julio Cesar, Fabio Aurélio, Gilberto, Fernando, Zé recuperando, Elano quebrado 7 jogos, etc, etc.


    Ou faz a base física agora e prepara esses caras pro ano todo, ou esquece, vai ser mais uma Odonada sem fim, jogadores quebrados, chorando pelo fim de temporada, pedindo pra acabar os 90 minutos que tão sem perna.

    Enquanto isso, na reta final o Fluminense (que joga carioquinha barbada) disparada, o Atlético (que joga barbada) acelera, etc, etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí!
      Gauchão é com o ROGER e o Time dos Bitecos.

      Mas o problema é que quando chega a hora da decisão, o Luxa ataca, assume o vestiário, escala os bruxos que a torcida tirou do time de cima e perde de 1x2.
      Tá tudo planejado!

      Excluir
    2. Concordo com a questão da preparação física. Neste momento o principal é fazer um boa trabalho para não ter problema lá na frente.

      Mas em paralelo com isto é preciso que o time jogue, no mínimo, 1 vez por semana, para encorpar e ganhar consistência. Por isto esta fase do Gauchão vai ser útil, principalmente este mês de março.

      Só discordo do nosso maior problema em 2012. Apesar dos poucos gols, o princiapl problema, ao meu ver, foi o meio, faltou criação. Este ano a falta desse mia poderá ser suprida, ao menos por hora, com a qualidade dos jogadores de frente que chegaram. Se avançarmos acho que precisaremos de um meia armador (ou de velocidade).

      Excluir
    3. Tudo bem, mas então larga mesmo. Mas não disputa o returno com os titulares como estão falando arriscando as mesmas coisas, pra quando chegar na eliminatória ir com os reservas porque "precisa poupar", ou porque "não pode arriscar perder jogador", ou "não pode perder o bom momento". Não adianta comprar casa pra amante e deixar de graça pra china porque a patroa chamou de volta pra casa. Ou vai ou volta. No fim das contas era melhor ter deixado o Veranópolis empatar que fazer esse papelão de ontem. Se tivesse perdido pro Flu vocês acham que o discurso ia ser o emsmo? Que não iam entrar com titulares amanhã?

      Excluir
    4. Amanhã?!? Eu quis dizer ontem, bleh...

      Excluir
    5. Concordo contigo. Não disputa ou faz como fez no 1o, joga um jogo ou outro só para não ter que contratar amistoso.

      Excluir
  7. Jonas S. eu concordo com tua resenha. Acho que o Grêmio deveria ontem ter jogado com os titulares, e olha, se jogassem 30% do que jogarem contra o Fluminense, teríamos facilmente patrolado o co-irmão. Tiraríamos os caras da competição, deflagaríamos um começo de crise, e depois meus amigos, bota o Bangu para jogar o restante do campeonato, em uma clara demonstração do que o importante para nós neste torneio de péssima qualidade era foder com os vermelhos.
    Agora, já que isso não foi feito, e vão reiniciar a pré-temporada, larga de vez esta porcaria de estadual, só que na primeira derrota dos titulares nem me venham com as desculpas esfarrapadas que é começo de temporada e o time esta desentrosado.
    O meu time para disputar o returno do ruralito seria este:

    Follmann
    Tinga
    Bressan
    Grolli
    Alex Telles
    Misael
    Ramiro
    Guilherme Biteco
    Jean Derretti
    Bertoglio
    Lucas Coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o Alex Telles só daqui uns 2 meses de novo...

      Excluir
    2. É exatamente o que eu defendo. Ou vai ou não vai. Quando tu decide cruzar uma rua movimentada, a pior coisa que pode fazer é desistir com o carro no MEIO da avenida

      Excluir
    3. Ou seja...
      Lá vem o Anderson Pipa de novo...
      Será que o Koff não dá um jeito neste piá de merda com cabeça oca?

      Excluir
    4. Tinha me esquecido do afundamento craniano do Telles. Mas parece que o Fábio Aurélio esta quase apto a voltar aos gramados.

      Excluir
  8. Bueno, vamos com calma, porque apesar de que eu vá dizer algo que pode, em princípio, ser discordante do que o Jonas está dizendo, não há como dizer que a análise dele não é excelente, coerente e com uma belíssima visão estratégica do negócio. Mas eu vou me basear em uma coisa que o Bruxo tem defendido muito por aqui: o planejamento A LONGO PRAZO.
    Dentro de uma visão de longo prazo ou, no mínimo, de médio prazo, que é só o que pode nos tirar da m...rda em que estamos (o resto será, SEMPRE, a visão "odonística" do "preciso agora porque preciso catar voto ali na frente"), o que está sendo feito é a mesmíssima coisa que foi feita em 1993: monta um time às pressas, com nomes de qualidade, para resgate DA AUTO-ESTIMA a curto prazo, ganhando tempo para o projeto de médio e longo prazos, que serão aqueles que REALMENTE darão resultados. Dessa forma, arriscamos estar hoje reclamando do André Santos e reclamando, no final do ano, a dispensa do André Santos para a vinda de um lateral esquerdo desconhecido. Foi o que aconteceu lá atrás, quando ele trouxe o Luiz Carlos Winck e depois mandou embora, trazendo o obscuro Arce.
    O que eu penso que pode ter complicado um pouco o planejamento de Don Koff e da Famiglia Grêmio é que O Véio deve ter se apercebido do óbvio, logo no início do trabalho: NUNCA foi tão fácil ganhar uma Libertadores, quando até os colorados já ganharam duas...
    A médio e longo prazos, portanto, creio que a estratégia esteja quase perfeita, e não acredito que devamos nos preocupar com o Gauchão ou que ele seja conquistado pelos colorados. Não temos, HOJE, como queimar pólvora em chimango. Temos que dar o tiro certo! E o tiro certo NÃO É o Gauchão.
    Mas concordo que planejamento é planejamento. Perder para o Huá-Huá-Huachipato e aí colocar os titulares para dar um laço no Veranópolis (e PIOR: não conseguir) NÃO É PLANEJAMENTO! É água batendo na bunda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mai do que 1993, tá me parecendo 1977.
      Quando também trouxeram um monte de ex-jogadores, gente que até já tinha largado a bola - além de outros muito limitados.

      Excluir
    2. Mas deu certo, também, Alfredo! E é interessante essa tua lembrança de 1977. Porque em 1978, por exemplo, o time deu mostras de que o clube ainda não tinha sido recuperado. Mas os resultados começaram a aparecer a partir de 1979...

      Excluir
  9. Off tópico: a prefeitura de Porto Alegre negou o Habite-se ao Grêmio. Parece que ainda é necessário algumas adequações. Agora, isso vem a calhar com o que eu citei no sábado, ainda falta muita coisa à ser concluída na Arena e é vergonhoso termos inaugurado um estádio sem se quer termos a documentação definitiva exigida. Agora ficamos neste impasse de liberações provisórias. Era de se cobrar na justiça explicação do senhor Paulo Odone Ribeiro Araújo, aliás, senhor este que faz parte da comissão de deputados estaduais que estão envolvidos com as questões de seguranças das casas noturnas do Rio Grande do Sul. Que contradição heim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu morro de curiosidade em saber oq ue são essas adequações. mas parece que ninguém tem interesse em esclarecer a torcida...
      Pra mim, que estive lá dentro é difícil entender o que esteja faltando nela que o Olímpico tenha por exemplo...

      Excluir