24 agosto 2017

Malandro é malandro, mané é mané!

Pois, salve Mestre Bezerra da Silva! "Malandro é malandro, mané é mané; pode crer que é!" Em um jogo entre o tosco de Passo do Sobrado e o padeiro de Bento Gonçalves que foi para o Rio de Janeiro e, deslumbrando-se, passou a acreditar que era malandro, o caipirão de Passo do Sobrado mostrou como é que procede o verdadeiro malandro: lançou que ia fazer 3 x 1 e foi para o jogo para fazer 1 x 0 e ganhar nos pênaltis. E o malandro, ATÉ AGORA, no vestiário, esperando os caras virem para cima como gringo em baile para encaixar um contra-ataque...
O Grêmio desperdiçou CENTO E TRINTA E CINCO MINUTOS de um jogo de cento e oitenta deixando o Cruzeiro fazer o que quisesse e contando que ia segurar o resultado dos quarenta e cinco em que jogou. Deu no que deu! O malandro de Passo do Sobrado fez 1 x 0, foi para os pênaltis SABENDO, como até as pedras das ruas sabem, que o Grêmio NÃO TEM UM COBRADOR DE PÊNALTIS, e está na final da Copa do Brasil.
O jogo, na realidade, nem deveria ter ido para os pênaltis. O Cruzeiro merecia ter empatado em Porto Alegre, na semana passada, e merecia ter vencido hoje, como venceu. O Grêmio, faz quatro jogos, é SÓ LIGAÇÃO DIRETA! A bola voa por cima do meio de campo. Na ÚNICA jogada em que acertou, NO JOGO INTEIRO, a bola caiu no pé do Barrios, que é goleador, mas deveria ter caído no pé do Pedro Rocha.
O que é o gancho, aliás, de que eu precisava para falar sobre o grande culpado pela desclassificação: Marcelo Grohe! Que pegou DOIS PÊNALTIS, eu sei. O Martini já virá para defender esse mão de alface, eu também sei. Mas é INDEFENSÁVEL, INDESCULPÁVEL e INEXPLICÁVEL que Marcelo Grohe não saiba que, em uma decisão de vaga para a final, precisa pegar CINCO PÊNALTIS! Ou pegar QUATRO e passar o tempo entre um e outro ajoelhado, rezando para duas entrarem, porque, com QUATRO, a coisa complica... E eu tenho que ler coisa, ainda, Senhor Jesus!..
Foi-se à banha a primeira das "prioridades". Porque, elegendo "prioridades", o técnico PRECISA SABER O QUE FAZER. Ainda mais quando a "prioridade" é uma competição que é planejada de dois em dois jogos.
Renato NÃO SABE! Porque QUEM SABIA, FOI MANDADO EMBORA!

-x-x-x-x-

Aliás, para quem não lembra, esse é o QUARTO JOGO desde o dia 10 de agosto. Dois deles com reservas, eu também sei, mas desses, um foi contra O PATÉTICO PR, NA ARENA!
Alguém sabe para onde foi levado o melhor futebol do Brasil (e ERA!) nesses quatro jogos?
Talvez "o Romildo" possa desenhar para nós...

-x-x-x-x-

E NÃO! Eu NÃO sou oportunista! Estou falando isso DESDE O ANO PASSADO!

65 comentários:

  1. Pegador de pênalti eu tenho. Problema é ter quem faça gol de pênalti. Nem o craque do time faz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos falar sério: quanto tempo faz que a gente vem dizendo isso, aqui no blog? Quanto tempo faz que eu digo que o Edílson é UM DÉBIL MENTAL, que fecha os olhos e me te o pé na jaca, dando UM BICO NO MEIO DO GOL?
      Quanto tempo dizendo que o Luan NÃO SABE COBRAR PÊNALTI? Só que A ÚNICA JOGADA minimamente coerente NO JOGO INTEIRO FOI DELE! É muito pedir que o guri jogue, mas NÃO COBRE PÊNALTI?! EU sei disso, ganhando a merreca que eu ganho e fazendo essa porra aqui DE GRAÇA, e o treineiro, que ganha QUINHENTOS CONTOS, não sabe?!
      E os novos Illuminati vindo ENCHER A PORRA DO SACO e apontando A MERDA DO DEDO para onde o problema NÃO ESTÁ!

      -x-x-x-x-

      E, como SEMPRE, nessas horas SOMEM DO MUNDO! Amanhã um ou outro ainda cata um pouco de vergonha na cara ali, pede mais um pouco emprestado ali, e aparece para dizer que não disse o que disse. Que faltou "interpretação de texto"...

      Excluir
    2. O craque do time fez o dele: Arthur.

      Excluir
    3. Verdade, Eder.

      Excluir
  2. Já aviso, tô de mau humor, claro. Se aparecer fdp metido a entendido para criticar o Grohe, o nível vai baixar [ou não vai, porque a moderação tem o dever de não deixar publicar].

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho o maior respeito por qualquer crítica que alguém faça. Desde que ela tenha UM MÍNIMO DE CONSEQUÊNCIA LÓGICA! Desde que eu vislumbre que aquilo ali é RESULTADO DE ANÁLISE! Que, na minha opinião, pode estar errada mas, enfim, o cara pensou na coisa e CONCLUIU!
      Dizer que o cara não presta "porque não presta" e, quando confrontado, responder que antes serviu porque "deu sorte" é coisa de CRETINO que não pode ser levado a sério!

      -x-x-x-x-

      Quando eu digo, por exemplo, que o Grêmio NÃO PODE RESOLVER A CLASSIFICAÇÃO NOS PÊNALTIS (e, na Libertadores, TAMBÉM NÃO PODE!), não é "palpite". Não é "achismo" de "hoje não rola porque não estamos com sorte".
      O Grêmio PERDE PÊNALTI COMO QUEM COME FEIJÃO! E pênalti não tem COISA ALGUMA A VER COM SORTE! Sorte seria se o camarada chutasse e a bola, quando fosse sair, batesse em um quero-quero, desviasse e entrasse. ISSO é sorte!
      Dias atrás, eu disse aqui que, em pênaltis, a defesa do goleiro é que é a anormalidade! Pois O ANORMAL DO GROHE pegou DOIS PÊNALTIS EM CINCO! E o Grêmio perdeu!

      -x-x-x-x-

      Então, depois disso, alguém me responda, porque eu NÃO VI os pênaltis: quantos pênaltis pegou o Fábio, do Cruzeiro?
      Porque se o Grohe pegou DOIS, e o Grêmio PERDEU, o Fábio, para o Cruzeiro GANHAR, deve ter defendido, NO MÍNIMO, três!

      Excluir
    2. Fábio pegou só o do Luan, que até eu pegaria. Edilson chutou no poste, Éverton no travessão.

      Excluir
    3. É muito mais difícil acertar um trave, estreitinha [uns 12 cm, acho] do que botar a bola dentro do gol [7,32 m].
      Ou seja, os corneteiros tão criticando os caras de graça, eles são uns ases kkkkkkk

      Excluir
    4. Bah Martini, eu sinceramente descontaria do salário do abençoado que consegue cobrar um pênalti na trave. Tudo bem, pra fora ou o goleiro pegar até pode ser compreensível, agora o cara conseguir enfiar a bola no menor local possível, é pra glorificar em pé como diz o Guto.

      Excluir
    5. Na trave a bola vai menos longe de ser gol do que pra fora...

      Martini, o difícil é botar essa bola dentro dos 7,32 m, mas fora do alcance do goleiro. A trave é o limite, 5cm pra baixo ou pro lado e goleiro nenhum pega.

      Excluir
    6. Na trave a bola vai menos "longe de ser gol do que pra fora..."

      Tá, e daí? Que diabos isso muda no resultado das penalidades?

      Excluir
    7. Não muda nada. Apenas considero acertar a trave (por erro, óbvio, ninguém tenta isso) uma cobrança menos ruim do chutar pra fora ou bater fraco, facilitando pro goleiro - se este não for burro e escolher canto.

      Considero mais compreensível errar um penal batendo na trave do que pra fora, errar da goleiro é que é pra glorificar de pé.

      Excluir
  3. kkkkkkkkkk Desde que terminou o jogo eu tava martelando essa.
    Fdp do Grohe frangueiro que é um inútil incapaz de pegar CINCO pênaltis.
    Quero o Dida de volta kkkk

    ResponderExcluir
  4. Detesto Goebbels.
    Não só por ser nazista, mas por ter legado à humanidade esse negócio das grandes mentiras.
    Há tempo falo que o Grêmio é um BOM time, e só.
    Que o Luan é um BOM jogador, e só.
    Ora, todo mundo hoje tem acesso a múltiplas fontes de informação, vídeos etc. Já estudaram o Grêmio, já manjaram o Grêmio. Hoje Pedro Rocha, Everton e Fernandinho não tocaram na bola. Ficaram ruins de repente? NÃO! É que já descobriram como segurá-los.
    O problema é que quem teria alguma competência para descobrir solução para isso foi ESCORRAÇADO do Grêmio por este arrogante metido a besta da casamata que quer aparecer sozinho.
    Corremos o risco que ele apareça bastante daqui para a frente, sendo o ÚNICO responsável por perder esta Copa, a Liberta, Brasileirão e de quebra a Primeira Liga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falei isso para o pessoal do zat-zat, quando terminou o jogo, Martini. Alguns já entenderam como a coisa funciona. Adiantam a marcação, apertam a saída de bola, recuperam a posse e o Grêmio recua e dá o campo para eles, que ficam fazendo o que querem até a intermediária.
      Até dá certo. O Grêmio não deixou o Cruzeiro chegar. Deu o campo e apertava quando os caras chegavam na intermediária defensiva.
      Mas futebol é uma coisa engraçada. Parece que tem um negócio chamado "escanteio". É um negócio que "diz que" o camarada chuta a bola parada para dentro da área no meio de um furdunço e aí não adianta "apertar na intermediária", sabe?
      Pois é. O Renato não sabe... Foi por isso que a estratégia dele foi apertar na intermediária para voltar com o 0 x 0.
      Se no futebol não existisse o tal de "escanteio", convenhamos, até tinha dado certo...

      -x-x-x-x-

      Meneiz deu um NÓ TÁTICO, hoje! Povoou o meio de campo, para embaralhar a coisa.
      E é justamente POR ISSO que venho dizendo, desde o ano passado, que o Grêmio TINHA um técnico de direito e outro DE FATO!
      Porque o time sempre foi justinho NO PRIMEIRO TEMPO! E esculhambado NO SEGUNDO, quando voltava do vestiário!
      SEMPRE!

      -x-x-x-x-

      Quando a coisa foi bem pensada, dava certo. Quando o técnico adversário encontrava o contraveneno e entrava com ele em campo, o treineiro SEMPRE se embananou e não sabia como mudar o time.
      Não foi UMA nem DUAS vezes em que eu disse: mudou o jogo! E o cara FAZIA PORRA NENHUMA para recuperar!

      -x-x-x-x-

      Mas eu posso estar enganado. Então, alguém, por favor, lembre de UM JOGO em que o adversário estava dominando e o Renato mudou o time taticamente de forma sensacional e o time passou a dominar! NÃO TEM! Ao contrário tem ÀS PILHAS!
      É só na doideira de EMPILHAR ATACANTE até que um consiga fugir da marcação! Ou que o Luan enxergue o que ninguém enxergou! Ou que o Pedro Rocha ou o Éverton inventem alguma coisa!

      -x-x-x-x-

      Em SETENTA E DOIS JOGOS do Grêmio com o Renato, viramos QUATRO! São quinze derrotas. O que significa que em um universo de DEZENOVE JOGOS, conseguimos reverter o resultado de apenas quatro deles.
      Dos vinte empates, em apenas SEIS deles saímos atrás e buscamos o empate! Nos outros QUATORZE, o treineiro não soube o que fazer e NÃO VIU O JOGO MUDANDO!

      -x-x-x-x-

      Agora, não posso ser incoerente. Não é uma desgraça absoluta. É um técnico meia-boca, que consegue tirar muita coisa boa dos jogadores. A sensível melhora de Pedro Rocha nas finalizações acontece COM ELE, por exemplo.
      Na minha opinião, acaba se perdendo mais pela arrogância que por incapacidade.

      Excluir
    2. O "engraçado" é que o Grêmio tem uma facilidade para tomar gol de escanteio, mas uma dificuldade para fazer gol de escanteio...

      Excluir
  5. Aconteceu o que precisava para ganhar a Libertadores. É a competição que o Grêmio, subconscientemente inclusive, almeja de verdade. O resto é empecilho.


    Quanto aos jogos, lamentar o quê? Confronto equilibrado. Duas forças equivalentes. Quem erra três penalties não tem como avançar. Grohe finalmente aprendeu a não escolher canto. Parabéns! Grande jogador é o que evolui. Hoje ele passou segurança.

    Por último, quem errou hj vai acertar na hora certa. (Os que acompanham o blogue vao notar que venho dizendo isso há pelo menos 2 meses). "Cai na CB e ganha a Libertadores" É questão de foco, energia e comprometimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problema é que o treineiro já disse hoje, depois do jogo, que "estamos vivos em duas competições"...
      Ou seja: NÃO MUDA!

      -x-x-x-x-

      Hoje era dia de EXPLICAR porque uma competição que foi PRIORIZADA, acabou perdida. Era dia de explicar porque se desistiu de um Brasileiro que está fácil de ganhar como roubar doce de criança foi ABANDONADO e o time NÃO ENTREGOU O QUE PROMETEU para justificar o abandono.
      Como eu disse para o Martini, Renato preferiu, ARROGANTEMENTE, lembrar que o Grêmio "está vivo" INCLUSIVE NA COMPETIÇÃO QUE ABANDONOU e em que praticamente respira por aparelhos, por SUA PRÓPRIA OPÇÃO!

      -x-x-x-x-

      Eu disse, aqui, pouco tempo atrás, que a capacidade do Renato de FAZER MERDA é GIGANTESCA! O Rafa concordou. ERRAMOS!
      A capacidade do Renato de fazer merda DÁ UMA NOÇÃO DA DIMENSÃO DO INFINITO!
      Há, ainda, e vou concordar contigo, a chance de ganhar a Libertadores e ganhar sua estátua. Se não entregar TAMBÉM a Libertadores, já não tendo conseguido entregar o Gauchão e tendo desistido VISIVELMENTE do Brasileiro para entregar o que NÃO entregou, não vira o ano! E terá perdido a chance de entrar para a História fazendo o que alguns acreditavam, ingenuamente, que o MARGINALburgo faria: um trabalho que desembocaria, em mais três ou quatro anos, em um time IMBATÍVEL, ao menos no continente, mesmo não estando mais aqui!

      -x-x-x-x-

      Enfim, pode ser, sim. Problema é que lembro do Evaristo entregando uma Copa do Brasil com o time DO FELIPÃO!
      Quando virou o time DELE, não durou dois meses...

      Excluir
    2. Pois é Vinnie, na última cobrança ele resolveu escolher....

      Excluir
    3. Vinnie, eu gostaria muito de ter esse seu otimismo, já lhe disse isso mais de uma vez. Mas pensa comigo: semifinal Grêmio x River e o primeiro jogo na Arena o Grêmio venceu por 1 a 0, você acha que na Argentina vai ser um joguinho meia boca igual o Cruzeiro fez ontem e que o Grêmio se peidou inteiro e preferiu levar pros pênaltis? Aquilo vira uma fumaceira infernal, os caras vão baixar a botina e enquanto não fizerem o segundo não saem de cima do adversário.
      A não ser que a partida de ontem teve orientação pra que o resultado fosse aquele mesmo, acho muito difícil termos resultado diferente na Libertadores.

      Excluir
    4. Eu não tenho esse otimismo Vinnie. Falei pro pessoal após o jogo. Que outro time marcou o Grêmio como o Cruzeiro marcou hoje? Dos jogos que eu vi me lembro de dois: o Iquique lá no Chile, e o São Paulo no segundo tempo. Em ambos o time fez água. Alguém acha que o River ou o Lanús vão marcar MENOS que o Cruzeiro marcou hoje? Se bobear o aproveitamento deles de bola parada é ainda melhor.
      Periga passarmos do Botafogo, que joga no mesmo tico-tico, mas o Santos e a final vão ser outro filme.

      Excluir
    5. Godoy Cruz marcou até mais e dominou o jogo enquanto marcou. Aí fez o gol e mudou a estratégia: ficou esperando para encaixar contra-ataque. Estratégia de time RUIM, DESQUALIFICADO, que não entende que contra-ataque é UMA DAS armas que um time pode e precisa saber usar. Não pode ser O OBJETIVO!
      Avaí também marcou assim. Avançou a marcação e apertou a saída de bola. O próprio Novo Hamburgo, no Gauchão, mas aí era outro time.

      -x-x-x-x-

      Renato gosta de encher a boca para dizer que o Grêmio joga SEMPRE DO MESMO JEITO, em qualquer lugar, contra qualquer adversário, como se isso fosse uma virtude. E é de uma estupidez cavalar! Já dizia o filósofo que a água avança porque se amolda ao ambiente e CONTORNA os obstáculos.
      O Grêmio NÃO MUDA, estando o jogo bom ou ruim! Pode ser porque o treinador NÃO SAIBA mudar...

      Excluir
    6. O Godoy provavelmente recuou por não conseguir marcar muito tempo. Lá na Argentina, com o placar a favor também pressionaram e dominaram. Mas essa pressão durou só 15 minutos ou por falta de perna ou de organização.

      Excluir
    7. Não querendo teimar, e já teimando, Jonas, o gol deles é aos quatorze minutos do primeiro tempo...

      Excluir
  6. Pois é, ontem Everton entrou antes de Fernandinho, o resultado foi muito diferente do que quanto é o contrário?

    Aí quando eu tinha a "petulância" de defender o Renato (pois achava a crítica exagerada), virava em ladainha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas tô pra dizer que não era pra ter entrado nenhum dos dois ontem. Não de cara ao menos

      Excluir
    2. Se Barrios não teve nenhum problema físico ou muscular, eu entendo que não deveria ter saído. Primeiro sair, depois de levar o gol, seria o Ramiro, só não sei quem colocaria. De repente Maicon, adiantando Artur pra jogar mais perto da área deles.
      Quem mais tinha no banco? Lincon, Leo Moura?
      Arriscar com Beto da Silva quem sabe? Eu, sinceramente, não sei.

      Excluir
    3. Barrios pra mim não estava rendendo. É certo que a bola não chegava no ataque, mas quando chegava ele só se preocupava em dar toque de cabeça de primeira pra alguém quando deveria tentar dominar e segurar pra chegar alguém mais de trás. Não tem sentido manter um centroavante no time num jogo como o de ontem se não for pra isso. Por isso reforço minha tese, ele não é centroavante. É um "atacante moderno" do tipo dos que se notabilizaram no 4-4-2 brasileiro que surgiu no final dos anos 80. Funciona bem no esquema rápido do Grêmio. Não funcionaria no Grêmio de 95, a não ser que conseguisse jogar no lugar do Paulo Nunes.

      Excluir
    4. Ontem era jogo pro Leo Moura teria achado algum lugar pra ele no meio campo, talvez com a retirada do Barrios e passando o Luan mais pra frente.

      Excluir
    5. Vamos combinar o seguinte: a partir do próximo jogo, TODAS as vezes em que o Barrios for substituído, entra O FERNANDINHO, e não o Éverton.
      E não é porque eu concorde contigo, Gláucio. É porque, para queimar o cara, colocando para jogar NA QUE NÃO É A DELE, temos que ter isonomia, também.

      -x-x-x-x-

      TODAS as vezes em que o Éverton entrar para fazer a do Barrios, será isso aí que se viu ontem.
      É ESSE tipo de coisa que, geralmente, não é analisado quando se faz o comentário...

      Excluir
    6. Bueno, a discussão antiga era por questão de preferência x justiça.

      Quanto ao lugar onde colocar Everton, não discordo uma vírgula. Mas só pra me ajudar, naquele jogo em que ele entrou e infernizou o Avaí, foi no lugar de quem e em qual posição?

      Excluir
    7. Nem precisa, achei fácil....

      https://www.terra.com.br/esportes/chapecoense/em-jogo-de-9-gols-gremio-arrasa-chapecoense-na-arena-conda,9b21e8e937ce8868cdf0f396e13e7c0ab3dxensq.html

      Everton entrou no lugar de Barrios, com Michel, Artur, Ramiro, Luan e Pedro Rocha.

      Aquilo lá foi queimá-lo?

      Excluir
    8. Gláucio, as brigas sempre foram por esse tipo de argumentação. Eu disse, ali em cima que o problema não foi entrar no lugar do Barrios, mas entrar PARA FAZER A FUNÇÃO DO BARRIOS.
      Contra a Chapecoense, Éverton entrou para fazer O LADO DO CAMPO, inclusive invertendo com o Pedro Rocha. Depois com o Luan.
      ABISSALMENTE diferente de ontem, quando ele entrou para ser centroavante.

      -x-x-x-x-

      Já o Perebentinho entrou NA DO RAMIRO, pelo lado do campo, fechando na marcação (que eu reconheço que ele faz melhor que o Éverton, inclusive)! É ESSE tipo de coisa que a gente precisa analisar quando dá certas opiniões.
      Porque, ontem, NA ESTATÍSTICA, fica como uma chance para cada um, entende?
      Subjetivamente, um foi sacrificado e teve uma chance queimada. Objetivamente, cada um teve uma chance...

      Excluir
    9. Nisso concordo, poderia ter invertido com Pedro Rocha, mas esse ajuda mais na marcação. Logo, como disse o Jonas, de repente não era jogo pra ele...aí se entrasse só o Fernandinho, ia ter choro reclamando porque não entrou Everton...é brabo...

      Excluir
    10. Guto, dá uma olhada nos gols do Everton naquele jogo. Em todos ele ou entra pelo centro, ou é o cara mais avançado do time antes de a bola chegar nele. Não tem inversão nenhuma com o Pedro Rocha.

      E sobre ontem, discordo de que ele tenha entrado pra fazer a do Barrios (que estava fincado na frente disputando bola com a zaga), Everton entrou mais recuado, partindo com a bola do meio pra frente, pra puxar contra ataque. Estratégia errada? Quem sabe? Não discuto, é outro papo. Mas pra mim não é queimação nenhuma com o guri.

      Excluir
    11. É uma pena não ter mais acesso aos mapas de calor do footstats, daria pra tirar a dúvida de maneira mais geral, pois de repente os lances dos 3 gols foram exceções.

      Excluir
    12. Vamos lá, então. Parafraseando o Meneiz, "o importante não é onde o cara FINALIZA, mas o movimento que faz para finalizar".

      -x-x-x-x-

      Primeiro gol: ele está saindo DA DIREITA, na diagonal, PARA A ESQUERDA. Vai entrar, justamente, NA DO PEDRO ROCHA, que é quem recebe pelo meio, NA DO LUAN. Aí o Pedro Rocha lança para o meio da área, caindo pela direita, atrás da defesa. O Éverton MUDA A ROTA e vai atrás da bola, centralizado. O movimento é interessante...

      -x-x-x-x-

      Segundo gol: Éverton vem PELA DIREITA, e começa a centralizar, porque o lateral vem entrando nas suas costas. O Luan lança a bola ainda mais pela direita que o Pedro Rocha. Aqui o movimento é ainda mais interessante, porque o Éverton parece "dar uma parada" quando a bola chega no Luan, parecendo "esperar" para ver onde o Luan vai colocar.

      -x-x-x-x-

      Terceiro gol: Desse, nem vou falar, porque ali ele já está NO LUGAR DO PEDRO ROCHA, entrando pela esquerda...

      -x-x-x-x-

      Sobre inversões, eu não estava falando DOS GOLS, meu véio, mas DO JOGO.

      -x-x-x-x-

      Gláucio, em determinado momento eu percebi o motivo das nossas discussões. Tu analisa o jogo usando mapa de calor. Eu, não. Aí ficam os dois dizendo a coisa certa dentro do que analisou, com a ferramenta que usou, e o negócio não bate nem rende. É aquela coisa da Matemática: é preciso reduzir à mesma grandeza.
      Aqui tem o jogo completo: https://www.youtube.com/watch?v=XpTq5LyCHrM.
      Pega a partir de 01:06:15, que é quando o Éverton entra em campo, e 01:22:10, que é a hora em que o Capitão Desconforto entra no lugar do Pedro Rocha. É o período que nos interessa, porque depois o Éverton vai para a do Pedro Rocha.
      Se fores ver mapa de calor desses quinze minutos, por certo o que vai dar (pode conferir no vídeo) é o Éverton indo e voltando da marca do centro de campo em linha reta para o gol da Chapecoense, até a intermediária ofensiva, centralizado.
      A partir daí, em TODAS as jogadas em que o Grêmio recupera a bola, o movimento dele é EM DIREÇÃO AOS LADOS DO CAMPO. TODAS!
      É diferente do jogo contra o Cruzeiro, onde ele fica fixado na faixa central...

      -x-x-x-x-

      Dá uma olhada lá.

      Excluir
    13. Faz mais de ano que não tenho mais acesso aos mapas...só que com eles seria mais fácil ver por onde o jogador andou, isso até serviu tempos atrás pra mostrar que o Luan era quem mais corria no time.

      Bueno, vou olhar o jogo, mas só pra adiantar, pra mim, "a do Pedro Rocha" é fazer a diagonal da esquerda pro meio".....

      Bueno, primeiro gol: o time todo está em bloco pela direita (isso se chama compactação), Artur escora de cabeça, pra Pedro Rocha, que está ao meio, mas é o avante mais à esquerda - logo, até aqui, não há inversão, a não ser que o Ramiro tenho ido lá pra esquerda e o Everton tenha vindo fazer a extrema direita, com Pedro Rocha na do Barrios. Me parece mais que Everton fez o que Luan fazia quando jogava de falso nove, e ali, onde ele está quando Artur toca de cabeça, pra mim é faixa central. Enfim, segue o baile...

      Início da jogada do segundo gol de Everton - aos 1:07:34. Ramiro aberto na direita,Luan e Everton pelo centro, PEdro Rocha lá na esquerda (cadê a inversão?). Pause aos 1:07:36, tá desenhado.

      Bueno, seguindo: Pause aos 1:08:29, é didático. Everton centralizado e mais adiantado do que Luan e Pedro Rocha, com Ramiro aberto na direita.

      Seguindo, aos 1:09:36, defesa da chape com a Bola, Everton é o mais avançado, perto do círculo central (parecido com o que Barrios faz, não?) PEdro Rocha lá esquerda....Chape avança pela direita, Everton centraliza, pra manter o time compactado, Pedro Rocha acompanha o lateral até a linha de fundo...contragolpe, Luan pega a bola pela esquerda, Everton está centralizado, e se enfia no meio da zaga deles. Grêmio retoma a bola, aos 1:10:25, primeira vez em que Pedro Rocha aparece centralizado, mas quem invertou foi Luan, que puxa a jogada pela esquerda.

      Seguindo, saída de bola da chape, novamente Everton centralizado, sendo o mais avançado, ocupando a mesma faixa de campo que Barrios. Aos 1:12 Everton pela primeira vez recua pra ajudar na marcação, mas pelo centro, tendo Luan e Pedro Rocha mais à frente.

      Aos 1:13:19 Pedro Rocha recua pra tabelar, e Everton fica pelo centro, à frente. Logo em seguida, Grêmio inicia jogada na defesa, Luan avança pelo lado direito, com Everton centralizado. Grêmio segue tocando bola, Everton centralizado, Pedro Rocha lá na esquerda....Everton recua pra tabelar, pela primeira vez Pedro Rocha centraliza, Everton perde a bola, Michel recupera, aí sim, há uma inversão, com Everton indo pra esquerda.

      Aos 1:19:36, Grêmio perde a bola pelo meio, Everton fica na frente, PEdro Rocha persegue o lateral direito deles (coisa que sempre faz, mesmo com Barrios em campo). Aí em seguida Pedro Rocha sai.

      Em resumo, enquanto ambos estiveram em campo, Pedro Rocha continuou fazendo a dele, e Everton faz a do Barrios, simples assim. De repente depois de ter feito dois gols, e PEdro Rocha ter saído, ele possa ter ido fazer o lado do campo, não sei, e nem vou ver, porque, com tu mesmo disse, não nos interessa. O que interessa é que ele resolveu o jogo fazendo a do Barrios, com PEdro Rocha fazendo a dele.

      Vamos analisar a movimentação do Everton no jogo contra o Cruzeiro? Se for igual à desses 15 minutos contra a chape, onde ele fez dois gols e resolveu o jogo, estarei errado?

      Excluir
    14. Guto, contra o Cruzeiro, de repente ele ficou fixado na faixa central (como nos quinze minutos contra chape), porque o Pedro Rocha ainda estava em campo...

      De repente o Renato em apenas não trocar um pelo outro.

      Excluir
    15. É uma pena que a gente não possa colocar imagens, aqui. Aí eu faria o que fiz aquela vez com o gol do Ramiro contra o São Paulo que tu dizia que era igual ao gol do GorDouglas contra o Cruzeiro.
      A inversão está no Pedro Rocha NA DO LUAN e no Éverton indo PARA A DO PEDRO ROCHA e mudando a direção quando a bola vai para a direita.

      -x-x-x-x-

      De resto, o que eu te falei, e penso que deve ter ficado CLARO, lendo o texto, é que ele fica em linha reta DA MARCA DO CENTRO DO CAMPO À GOLEIRA DA CHAPECOENSE, mas que os movimentos são TODOS EM DIREÇÃO AOS LADOS DO CAMPO A PARTIR DA INTERMEDIÁRIA OFENSIVA.
      Quando a Chape retoma, É ÓBVIO que ele vai ficar pelo meio, porque entrou no lugar DO BARRIOS!
      Eu não estou discutindo a função do Éverton QUANDO DEFENDE! Estou discutindo a função do Éverton QUANDO ATACA! Ele NÃO FAZ a do Barrios, porque NÃO TEM CARACTERÍSTICA para fazer a do Barrios.

      -x-x-x-x-

      E é LÓGICO, Gláucio, que ele ficou fixado porque o Pedro Rocha permaneceu. Contra o Cruzeiro, além de o Pedro Rocha permanecer, ainda entrou o Fernandinho. Com um de cada lado, não tinha como cair para os lados, como contra a Chapecoense.
      Aí terminou o jogador...

      -x-x-x-x-

      É fácil. A gente só tem que QUERER ver o que o outro está explicando, véio...

      Excluir
    16. uto, nos 15 minutos em que estiveram junto em campo, em nenhum momento há essa inversão velho. Citei um punhado de lances. Não tem lance nenhum do Everton indo pra direita ou pra esquerda, pelo contrário. Nem pra tabela com o Ramiro ele abre véio, quando a bola veio pelo lado, ele foi pra dentro da área.

      O que eu não consigo ver, é, como botar um jogador pra fazer o que ele mesmo, com os mesmos companheiros, no mesmo esquema, tenha feito dois gols em 15 minutos, signifique queimá-lo. De repente o adversário ou peso do jogo?

      Repito aqui: "Aos 1:13:19 Pedro Rocha recua pra tabelar, e Everton fica pelo centro, à frente. Logo em seguida, Grêmio inicia jogada na defesa, Luan avança pelo lado direito, com Everton centralizado. Grêmio segue tocando bola, Everton centralizado, Pedro Rocha lá na esquerda" Confere lá...aqui o time tava atacando.

      Me faz um favor, cita UM lance de ataque, dentro desses 15 minutos, em que Everton sai do meio e vai pro lado. Que aí eu paro.

      Excluir
    17. Não, cara. Eu já parei. Citei OS TRÊS GOLS, mas tu continuas querendo que eu cite um.
      Beleza, Gláucio. Tu estás certo, eu errado. Não contrario mais.

      -x-x-x-x-

      Isso aí não tem fim. Vai ser como o gol do Ramiro, contra o São Paulo, que era igual ao do GorDouglas, contra o Cruzeiro...

      -x-x-x-x-

      Abraço, véio!

      Excluir
    18. "Primeiro gol: ele está saindo DA DIREITA, na diagonal, PARA A ESQUERDA. Vai entrar, justamente, NA DO PEDRO ROCHA, que é quem recebe pelo meio, NA DO LUAN. Aí o Pedro Rocha lança para o meio da área, caindo pela direita, atrás da defesa. O Éverton MUDA A ROTA e vai atrás da bola, centralizado. O movimento é interessante..."

      Pause o vídeo ao 1:06:36 e me explica essa diagonal pra esquerda...o cara vem da meia direita e centraliza, recebendo a bola na meia lua.

      "Segundo gol: Éverton vem PELA DIREITA, e começa a centralizar, porque o lateral vem entrando nas suas costas. O Luan lança a bola ainda mais pela direita que o Pedro Rocha. Aqui o movimento é ainda mais interessante, porque o Éverton parece "dar uma parada" quando a bola chega no Luan, parecendo "esperar" para ver onde o Luan vai colocar."

      Descrição perfeita do lance, acrescentando que ele recebe a bola quase na meia lua.

      Em nenhum dos lances ele sai do meio e vai pro lado, como tu dizes aqui:

      "De resto, o que eu te falei, e penso que deve ter ficado CLARO, lendo o texto, é que ele fica em linha reta DA MARCA DO CENTRO DO CAMPO À GOLEIRA DA CHAPECOENSE, mas que os movimentos são TODOS EM DIREÇÃO AOS LADOS DO CAMPO A PARTIR DA INTERMEDIÁRIA OFENSIVA."

      No início dos lances dos dois primeiros gols ele inicia a jogada mais ao lado do termina, mas em ambos, está pela faixa central (próximo ao grande círculo).

      E nos demais lances dele, como citei no comentário do dia 26/08, as 11:11, também não aparece esse movimento do meio pros lados, pelo contrário, quando a jogada vem pelo lado, ele centraliza.

      Terminando:

      "Sobre inversões, eu não estava falando DOS GOLS, meu véio, mas DO JOGO."

      Bueno, esse DO JOGO, só depois da saída do Pedro Rocha, que é a parte que não interessa.

      Abraço.

      Excluir
    19. É como eu disse. Tu tá certo, eu tô errado.
      Sem mais.

      Excluir
  7. Culpar o calendário serve de desculpas para o Brasileirão. Não para as Copas!
    Pouparam os jogadores no domingo para jogar a bola murcha de ontem? Pra se arrastar em campo?

    De que adianta fazer 1x0 em casa e segurar o jogo pra não levar gol se, quando vai para o jogo fora, não tem nenhuma ambição de fazer o gol? O Grêmio deu 1 chute a gol em 90 minutos! Burrice tem limite!

    Queria ter o otimismo do Vinnie, mas tô vendo que o gás da Coca acabou e só sobrou arrogância e prepotência para serem servidos à torcida. Cair na Libertadores é questão de tempo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, muito bem lembrado Marcelo! Pouparam o time titular no domingo pra fazer essa palhaçada ontem. É bom lembrar que o Cruzeiro usou time titular no domingo contra o Sport. Embora tenho que reconhecer, o Cruzeiro foi tão covarde quanto o Grêmio! Fez um golzinho e ficou naquele tico tico sem graça, esperando o tempo passar.

      Excluir
    2. Eu alertei tempos atrás. Futebol é momento. O campeão cresce na hora certa. E o Grêmio cresceu cedo demais. Era inevitável uma queda de rendimento. Resta rezar pro um pouco de sorte, como a boa recuperação do Geromel e o DM trocar o Edilson pelo Leo Moura.

      Excluir
    3. Rafael, só lembrando que esse time "covarde", por outro lado já tinha feito 5 faltas em 5 minutos, enquanto as meninas do time de coroinhas do Grêmio saltitavam de um lado para outro.
      Verdade que se fosse juiz rigoroso [e honesto], no final teria expulso uns dois do Cruzeiro, que é o risco de quem faz muitas faltas.

      Excluir
    4. Uma das desculpas que há é a impossibilidade de fazer treinamento tático e técnico, por conta do acúmulo de jogos.
      Renato teve UMA SEMANA para treinar o time, porque não teve jogo no domingo.
      PIOROU!

      Excluir
    5. Segura lá. Segundo a Guaíba, o time treinou mais cedo hoje pra poder entrar de folga antes. Vão ganhar o fim de semsana todo. Diz que já estava combinado antes do jogo, perdendo ou ganhando. Quarta tem Cruzeiro de novo: Primeira Liga. Vão jogar com time reserva

      Excluir
    6. Nesse caso, Jonas, começo a me perguntar, para que serve o time titular mesmo?
      É só para fazer presença, para se dizer que o Grêmio tem um time, mesmo que o dito não jogue?

      É como um cara que conheci que em dia de chuva não saía com o carro dele, ia trabalhar de ônibus, que era para não sujar e estragar o carro.

      Excluir
    7. Os caras foram desclassificados de uma competição por pura incompetência e a punição é o final de semana sem trabalho e quinze dias de férias, só na mordomia com salarinho em dia. Era obrigação jogarem com o time titular na quarta-feira de novo contra o Cruzeiro, é uma competição menor? Sim, mas devolve a eliminação e deu.

      Excluir
  8. Findado o tempo normal, desliguei a televisão, peguei minhas latas de cervejas espelhadas pela sala, botei no lixo e fui dormir. Não dá para assistir cobrança de pênalti de um time QUE NÃO SABE BATER PÊNALTIS! Durante a transmissão, o repórter noticiou que no treinamento de pênaltis na segunda-feira, os destaques tinham sido Barrios, Luan, Ramiro e Maicon. Pois bem, dos quatro ele deixou o Luan pra bater, que pra variar errou. Ramiro eu não sei se bateu, os outros dois não estavam em campo. Disso tudo eu tiro a conclusão de que o planejamento foi muito bem feito...

    x-x-x

    Mas também não dá para descer o porrete em quem perdeu as cobranças, afinal, já sabíamos que se escalar cinco aqui do blog pra cobrar penalidade, a chance de aproveitamento é infinitamente maior. Quem tem de ser criticado é o senhor Lucas Barrios, pois só houveram penalidades graças ao gol bisonho que ele perdeu no primeiro tempo.

    x-x-x

    Aliás, por falar em Barrios, se não me engano a única chance clara de gol foi a que ele perdeu, estou certo? É pouco, muito pouco pra quem fez todo um planejamento para se estar em um final. Uma chance de gol e o restante do tempo ficou com a bombacha cheia, com medo de jogar.

    x-x-x

    Que partida do Dida ontem heim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ramiro tinha sido substituído pelo Fernandinho, que acertou a primeira cobrança. Achei que ele colocaria o Kanemann pra bater. Eu se fosse o Renato, teria ido pro tudo ou nada e colocado o Leo Moura no lugar do Bressan ao invés do Bruno Rodrigo. Aliás, vale destacar que o Bressan não comprometeu em nenhum momento, apesar de termos perdido qualidade na saída de bola.

      Excluir
    2. Pois é, Rafael.
      Se o Grohe tivesse falhado em algum lance resultando em gol deles, hoje teria uma enxurrada de indignados aqui e às folhas exigindo troca de goleiro, querendo que contratem o Cassio urgente, por aí.

      Mas não vão cobrar com a mesma veemência o fato de que o Barrios perdeu O GOL DA CLASSIFICAÇÃO?
      E se fosse o gol do título, por exemplo?

      Ontem, em que eu estava pessimista, lembrei o tempo inteiro daquele jogo de 2009, com o Maxi Lopez e o Alex Mineiro botando o jogo fora lá.
      Ontem o Barrios fez o mesmo.

      Excluir
  9. Tem aquela história da mentira que é repetida várias vezes e acaba virando uma meia verdade, pois bem, vamos analisar algumas.
    Espinosa tinha capacidade e Renato é um animador de torcida. (mentira)
    Alguém algum dia viu o Espinosa dando um treino no CT do Grêmio? Alguém lembra do Espinosa no banco de reservas orientando o time? Alguém ouviu falar que o Espinosa estava dando palestras sobre parte tática para os jogadores? Nada, Espinosa estava fazendo nada no clube e só aparecida na arquibancada em dia de jogo comendo pipoca com a patroa, estava sossegado pela amizade com o Renato e amparado em um titulo mundial de 34 anos atrás, quando deram a ele algumas funções parece que ficou nervosinho, pq é um campeão do mundo.
    Pra quem acha que o Renato precisa do Espinosa me responda onde andava o velho quando Renato ganhou a Copa do Brasil e foi vice da LA com o Fluminense (perdendo nos pênaltis)?
    Tenho respeito pelo Espinosa afinal é um Campeão do Mundo, mas isso não pode dar a ele o direito de virar um come/dorme no clube. Já sei, existem outros exemplos de come/dorme no clube, Bolanõs é o principal mas isso é outra conversa.
    Marcelo Grohe é um frangueiro: (Mentira)
    Marcelo é muito bom goleiro e já provou isso em sua carreira, ontem fez um ótimo jogo passando tranquilidade para a equipe e nos pênaltis pegou duas das três primeiras, e isso não tem texto interminável que possa desvalorizar. Alias não era o Marcelo que apontava um canto e caia para o outro?
    Mano Menezes “vai tempo deixou de ser treinador” (mentira)
    Mano assumiu o Cruzeiro em 2016 na zona de rebaixamento ou perto dela e de lá pra cá vem fazendo um trabalho de reconstrução do time e os resultados começam a aparecer, nesse confronto mesmo tendo um time inferior soube jogar contra o Grêmio e em nenhum momento quis ganhar de 1x0, pelo contrario tentou ganhar de mais pois mesmo depois do 1x0 colocou o time ainda mais pra cima fazendo entrar Arrascaeta e Sobis.
    O Grêmio não tem um cobrador de pênalti (mentira)
    O Grêmio tem bons cobradores, Barrios desde que chegou a clube bateu 3 e fez os 3. Maicon desce que chegou ao clube deve ter batido uns 5 e fez todos, Fernandinho pelo que me lembro nunca perdeu pênalti com a camisa do Grêmio, Marcelo Oliveira que é uma bosta de jogador perdeu contra o Botafogo mas antes disso tinha feito todos, Leo Moura sempre foi ótimo cobrador e até Ramiro tem bom histórico nesse quesito. Então o problema não é falta de batedor e sim colocar os caras certos pra bater.
    Reside ai a minha critica ao Renato, no gauchão ele tirou Leo Moura no final do jogo e colocou o menino Lincon para bater, deu no que deu. Ontem Mano que nunca deixou de ser bom técnico vendo que a coisa poderia ir para os pênaltis segurou em campo Tiago Neves, Robinho e colocou Sobis com isso ficou com 3 batedores de confiança dos 3 fez 2 e só não fez os 3 pela grande presença do Marcelo que mostrou o canto e foi buscar. Renato por sua vez tirou Barrios e Ramiro e não colocou Maicon, no final das contas foi para as cobranças com apenas um batedor de bom aproveitamento. Convenhamos, ir para uma decisão de pênaltis com Fernandinho, Leo Moura, Maicon, Ramiro e Barrios é bem mais negocio que ir com Fernandinho, Edilson, Everton, Arthur e Luan.
    Alias, Luan que é bom jogador deveria ser proibido de passar do meio campo quando o time vai bater um pênalti, o cara talvez seja o pior cobrador da história do clube, sempre bate aquele peido de veia no mesmo lado. Eu se sou o goleiro do time adversário fico de costas só pra dar graça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não, não... Isso é o que se chama SOFISMAR! E, contra sofisma, eu reduzo ao absurdo: ninguém nunca viu o roupeiro do Grêmio, tenho a mais absoluta certeza.
      Mas todos sabem que HÁ UM ROUPEIRO!

      -x-x-x-x-

      Mas, NESSE PONTO, tudo certo. Há quem precise enxergar o cara na casamata e não saiba analisar de acordo com o desempenho do time...
      Que ontem foi BISONHO! Lembrei de tempos em que passava o jogo inteiro rezando para não tomar gol, porque sabia que o time não tinha condições de fazer!

      -x-x-x-x-

      Problema, na verdade, não é saber onde estava o Espinosa quando o Fluminense foi Campeão da Copa do Brasil e vice da Libertadores com o Renato.
      Problema é saber QUEM ESTAVA COM O RENATO, LÁ!

      -x-x-x-x-

      Meneiz é o cara que eu, volta e meia, cito nas discussões, aqui no blog. Foi ele que disse uma das frases mais célebres que eu ouvi nesses anos todos de futebol: "Não importa quantos TÊM na frente. Importa quantos CHEGAM na frente".
      É engraçado que tu, fazendo essa defesa apaixonada dele, não tenha entendido o que ele disse.
      "Colocou o time ainda mais pra cima" UMA PINÓIA! O Grêmio tentou encaixar vários contra-ataques (na base do chutão para o Éverton, eu sei, mas, enfim...) e não acertou UM porque sempre tinham TRÊS jogadores do Cruzeiro na cobertura no meio de campo! O Éverton passava pelos dois primeiros e O TERCEIRO recuava para o Fábio e abria para receber. Ou eu tô lôco? O Renato, quando "coloca o time mais para cima", deixa UM!
      Há uma grande diferença entre colocar MAIS QUALIDADE no time e "colocar o time mais para cima" que foi justamente o que o Renato passou CENTRO E TRINTA E CINCO MINUTOS esperando...

      -x-x-x-x-

      Não sei se era. O que sempre disse é que é uma BICHICE ATROZ ficar apontando canto. Coisa de quem, como o Renato, PENSA que é malandro...
      Goleiro fica OLHANDO PARA A BOLA! E VAI NELA, pegando ou não pegando.
      Depois de ir NA BOLA nos dois primeiros, o terceiro já vem cobrar todo cagado...
      As coisas são simples!

      -x-x-x-x-

      Alberto, responde SINCERAMENTE, e não para justificar a tese: quer dizer que cobrar três pênaltis e converter os três faz do cara um bom cobrador de pênaltis? É isso, mesmo?!
      Porque o Edílson até esses tempos nunca tinha perdido pênalti... O que fazia dele um "bom cobrador". Agora, que errou dois, virou um "mau cobrador". Mas TODOS os pênaltis que cobrou, os que acertou e os que errou, foram cobrados DO MESMO JEITO!
      Se o jeito É O MESMO, e o que mudou foi a efetividade, fica difícil justificar que era bom ou mau.
      Aí é o caso aquele do comentarista de resultado, tipo Passando Gloss: se ganhou, jogou bem; se perdeu, jogou mal...

      -x-x-x-x-

      Bom cobrador é o cara que pega a bola e a gente pensa: "Caixa!" Não pensa "Esse já cobrou três e fez os três"...
      Diz UM do Grêmio! UM!

      Excluir
    2. Das relatividades, como costumo dizer.
      "...onde andava o velho quando Renato ... foi vice da LA com o Fluminense perdendo nos pênaltis?".

      Posso concluir, então, que time do Renato já faz tempo que perde nos pênaltis, ainda mais se o Espinosa não estiver com ele...

      Excluir
  10. Faltou alguém pra segurar a bola lá na frente ontem. O Barrios, que deveria fazer isso, não estava conseguindo (nem sei se é a dele). Eu teria achado algum lugar pro Leo Moura nesse time, talvez adiantando o Luan, que estava tremendamente recuado, pra colocar o Leo no lugar dele

    ResponderExcluir
  11. O Ramiro já tinha jogado muito mal na primeira partida. Acho que ontem ele poderia ter sido substituído pelo Leo Moura no segundo tempo. Eu teria sacado o Pedro Rocha para a entrada do Everton e não o Barrios. Mas quem comanda é que pode fazer as mudanças. Acho que esta derrota serviu para a equipe acordar e voltar a jogar com o time titular o Brasileiro, pois quanto mais se joga o entrosamento melhora. Estou otimista e acho que repetiremos 1995...perdemos a final da Copa do Brasil para depois ganharmos a Libertadores. Força Grêmio!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Pedro Rocha poderia ter saído sim, estava completamente apagado no jogo de ontem. Acho que o Mano observou direitinho quem são os principais protagonistas do time e tratou de anulá-los. Mas acho que o que o Renato pensou naquela hora é: se não estou conseguindo ganhar o meio-campo, vou deixar dois caras rápidos na frente pra ver se pegam o balão lá e pegam de surpresa a defesa do Cruzeiro.
      Sobre ganhar a Libertadores, vai ter que acordar pra vida, parar de pensar que é o Barcelona e morder o adversário. LA não é brasileirão. Mesmo que os jogos não sejam mais batalhas sem lei como nos anos 80, ainda é disputada com fervor.

      Excluir
    2. Pensou errado. Poderia ter tirado o Ramiro para a entrada do Éverton, então.

      -x-x-x-x-

      Eu disse, ontem: quando estava especulando o contra-ataque, e nada mais que isso, jogou com Barrios. Quando passou a precisar propor o jogo, foi com o Éverton.
      Isso é mais ou menos como o cara que quer botar um parafuso na parede com um martelo. Lá pelas tantas, quando se dá por conta de que não está dando muito certo, resolve que o melhor é colocar um prego.
      E aí pega uma chave de fenda...

      Excluir
  12. E a vida segue...enquanto o Grêmio continua atrás da América...outros estão atrás do América... saudações azuis, pretas e brancas...

    ResponderExcluir